quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quisto Pilonidal/Sacrococcigeo

:)

Eu tenho um quisto pilonidal...

O que é isso?

É mais ou menos, uma bolinha no fundo das costas, que incha e desincha... mas não passa...

Já tenho isto desde dos 12 anos, mas como era bastante gorduchinha (é para parecer mais bonito do que obesa :P), nunca liguei nenhuma... com o passar do tempo, fui crescendo, emagrecendo... e quando emagreci notei que realmente, o quisto me incomodava, mas deixei andar, afinal de contas, apenas tinha que escolher outra posição para dormir, já para me sentar ele ainda não tinha apresentado problemas de maior.

Aos 21 (e 6 meses, vá)... ele inchou significativamente... e do nada... na minha pele abriu-se "um buraquinho com uma torneirinha" que começava a deitar um liquido esbranquiçado, a principio não cheirava a nada, depois começou a não ser muito agradável o odor.
Não me consegui sentar muito bem, durante uns tempos, derivado ao pus...
Betadine para aqui, betadine para acolá... argila para aqui, argila para acolá... (Sim porque a argila é boa para puxar o pus...) blá blá blá... nada!!
Ao fim de três, quatro dias, lá me conseguia sentar e fazer tudo de forma normal...
Decidi então, procurar um médico de clínica geral, já que fazia um mês que isto não parava de deitar pus... (péssima ideia a minha!!!).

Ele decidiu abrir, tirar o "suposto" quisto... e fechar... mas... tudo isto num centro de saúde...

E agora vocês dizem... "É MALUCO?", pois... é ele e eu! :)
Eu deixei, claro... levei três pontinhos e esperei safar-me desta para todo o sempre...

Mas, qual quê...

Na realidade, ele tirou qualquer coisa, o quê... não faço ideia...

O tempo, passou, os pontos saíram e isto não ficou solucionado!


Procurei um cirurgião! :)

Depois de uma longa conversa, percebi que os quistos pilonidais... podem ter duas causas, ou até podem ter muitas, e até pode nenhuma estar certa, mas por enquanto é a única explicação que eles (médicos) conseguem dar... é que:

Pode ser uma má formação enquanto estamos na barriguinha da nossa mamy, ou seja... a pele tem que colar, pele com pele e aquele pedacinho de pele não colou certinha e deixou ficar espaço para a formação de um quisto...

ou pode então de uma queda...

Contudo há quem ponha a hipótese que quem está muito tempo sentado, apanha isto com mais facilidade... eu contudo, passo 80% do meu dia, de pé!

O meu médico cirurgião, explicou-me, que, quando tentamos "adubar" o cabelo... ele não cresce, contudo se nos derem um pequeno golpe na cabeça e nos colocarem la cabelo sem raiz, ele acaba por crescer... é isso que acontece normalmente, nas operações... quando numa cirurgia, a zona não está bem depilada ou, o médico não repara e deixa cair um pelo (do quisto), ou um bocadinho de pus dentro do buraco... dá-se uma recidiva... por isso, estas operações ditas, fáceis... são normalmente, operações que os levam a uma certa atenção, para que tudo corra bem.

Cicatrizar aberto, ou fechado... segundo o meu médico é indiferente, desde que seja sempre bem desinfectado!

Quando fica a cicatrizar aberto, há uma necessidade maior, de desinfectar a ferida e de nos certificarmos que não há nenhum pelinho que cai, nenhum bocadinho de pus que fica, etc! :)

:)

Decidi contar a minha história, sobretudo, porque pesquisei muito na Internet sobre quistos pilonidais/sacrococcigeos, e achei que devia dar o meu contributo! :)

Quando for operada, conto passo por passo, prometo! :)

39 comentários:

  1. OI, eu sou brasileira, mas acho que estou com um troço desse, é igualzinho voce falou, surgiu assim do nada e agora só deito de ladinho, rsrsrsrs.... Mas acho que não vou precisar de cirurgia, o medico falou que é pra eu tomar antibiótico (42 comprimidos em 7 dias!!! _ ai meu estomago...)que sara, mas de vez em quando pode voltar.

    ResponderEliminar
  2. pois eu tinha uma coisinha dessas e tirei-a na passada sexta feira.

    Um conselho: tirem enqto +e pequeno!!! Nao esperem que cresça pq, apesar da operaçao ser simples, a recuperaçao pode ser bem complicada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, tirei um faz hoje 15 dias. A recuperação é muito mais chata que a operação, pelo menos é a minha opinião pessoal. A minha sorte foi isto ainda ser pequeno

      Eliminar
  3. Bem eu andava a passear peça net e a pesquisar sobre os quistos e encontrei este blog e achei intereçante, e decidi contar o que me aconteceu, que foi o seguinte... á 5 meses atras mais ao menos fui operado a uma coisinha dessas a que dao o nome de cisto sacrococcígeo, o meu já estava muito evoluido e eu quase ja nem me podia sentar, eu nao sabia o que era e sentia uma bolinha e deitava um liquido que cheirava muito mal e que eu tinha que andar sempre com cuidado, pois como eu comvivo com muita gente nao é nada agradavel, pronto fui á medica de familia, mandou me a um especialista e fui operado, recuperei mais ao menos em 2 meses, e fazia curativos de 2em 2 dias ( eu levei pontos, nao ficou buraco aberto ) e um dia notei que mais a baixo um pouco da cicatriz tinha uma bolinha do tamanho de um berlinde, eu falei a infermeira, ela disse que nao sabia, que teria que falar com o doutor, e eu na consulta com o doutor, eu queixeime do que tinha, ele foi ver e disse que nao era nada, que era o osso da coluna e disse que eu podia fazer a minha vida normal, como fazia ate antes da operaçao.
    o que é certo é que a bolinha começou a crescer e eu a ter um mau estar ao estar sentado ou a estar deitado de barriga para cima, o que me fez voltar novamente ao doutor.
    expliqueilhe o caso e ele viu e disse que eu tinha que ser novamente operado porque realmente eu tinha ali qualquer coisa, preenchi novamente os papeis, fui a consulta da anestesista e ontem dia 16 de março de 20010 - terça feira, estava no hospital, passei a tarde toda com o soro, fui para o bloco operatório, ja tudo pronto, so me faltava dar a anestesia, vem o medico sirugiao e diz que nao me vai operar porque nao tenho nada, eu fiquei intrigado e pergunteilhe novamente e ele diz que eu podia ir embora que nao me ia operar porque nao tinha nada, mandaram me embora e nao me operaram e o que é certo é que eu tenho na mesma a bolonha que nao sei o que é pois o medico nao me mandou fazer exames antes da operaçao e eu continu-o com as dores e quase sem poder tar sentado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco

      Tive exatamente o mesmo percurso que tu. Apateceu me um quisto, inflamou acabei por ser operado via fechada. Cicatrizou e resolveu. No entanto apareceu me tb uma bolinha um pouco mais abaixo que deve ser outro quisto. Isto por vezes incha e causa dores e desconforto mas ando a adiar a operacao, pois ainda n ganhou as mesmas proporções do outro quisto a que fui operado. Como fizeste no teu caso? Se preferires contactame para Brunojcferreira@gmail.com

      Eliminar
  4. Que mau médico! Consulte outro senão nunca mais se livra do problema!
    Há pesssoas que chegam a ser operadas 3 e mais vezes.
    Aconteceu com uma pessoa conhecida.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  5. ola,eu tenho 18 anos, à dois anos, apareceu-me um quisto destes mas apareceu e desapareceu mas agora veio para ficar para desagrado meu...estou em lista de espera a 5 meses para operar, o que está dificil...
    eu não sou gordinha mas sou morena e parece que pessoas morenas tem tendência para ter disto tambem.
    Espero que se resolva à primeira a ti e a mim,

    cumprimentos,

    obrigado por o teu depoimento esclareceu-me muito!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou super palida e magra!!!! Que sorte a minha!! O pior e que vou ser operada no 1 dia de aulas!!!

      Eliminar
  6. Hei... eu nao tinha noção dos comentários que aqui estavam, porcausa disso, fui apanhada completamente de surpresa!

    ResponderEliminar
  7. O único conselho que vos posso dar de coração é, escolham um bom médico (se bem que isso acaba por ser um pouco de sorte) e sobretudo... NAO SE SENTEM!! Nao pensem sequer em sentar-se para nao rasgar os pontos, andem muito devagar para nao rasgar os pontos... e tudo passa! Obrigada a todos pelos comentários!

    ResponderEliminar
  8. Olá. Eu neste momento, encontro-me de baixa por ter sido sujeito a essa cirurgia.
    Retirei no passado dia 19 de Agosto 2010 um quisto sacrococcigeo, onde, o local da incisão ficou aberto. Estamos a falar de um quisto do tamanho de uma laranja dessas algarvias. Pois, bem grande... e de um corte com cerca de 8 centimetros. Estou em fase de recuperação desde essa data. Já andei a trocar o penso diáriamente. Agora, estou a faze-lo de 2 em 2 dias. Estamos a falar de um penso k conciste em trocar compressas k são inseridas na "loca" como lhe chamam. Tem corrido muito bem. Devo salientar que tive a sorte de encontrar um médico fantástico. Só isso, é meia recuperação!

    Para mais esclarecimentos da minha parte contacte via e-mail para: sergioluso21@hotmail.com

    Boa Sorte para todos ;)

    ResponderEliminar
  9. ola a tds,eu ja tirei um kisto sacro-coccigeo,e agora infelizmente voltou 12anos depois...boa sorte pr tds.

    ResponderEliminar
  10. Ao fim de ser operado duas vezes. a primeira correu, o medico coseu mal. a 2a ao fim de 2 anos voltou a drenar pus.. ou seja terei que ser operado outra vez. lindo :(

    ResponderEliminar
  11. Tenho 14 anos, lancetaram me para drenar o pus, e agora vou ter de ser operada, estou cheia de medo :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb!!! Tenho 14 anos mas o meu buraco e mesmo pequeno!!! Parece um pequeno burinho no meu coccix. Se e tam pequeno acho que nn irei ficar cm ferida aberta..... estou com muito receio

      Eliminar
  12. Só vi agora, os vossos comentários... Um conselho: Não se sentem e vai correr tudo muito bem, confia!!

    ResponderEliminar
  13. bem estive aqui a ler os vossos comentários e decidi deixar aqui a minha experiencia pode ser que vos ajude. Bem fui operado no dia 13 de setembro de 2012, a operação correu muito bem, neste momento já tirei os pontos, só tenho de ter um pouco de cuidado para não abrir, visto que depois de tirar os pontos temos de ter cuidado por que tem tendencia a abrir, um concelho não se sentem por nada evitem estar deitados de costas para baixo ( eu nunca me deitei assim só mesmo no 1 dia porque tinha de ser) e evitem andar muito, tenham cuidado ao se levantarem da cama ou do sofá. E que tenham sorte como eu tive :)

    ResponderEliminar
  14. Ola, isto parece que acontece a imensas pessoas...
    fui operado no dia 31 de Outubro 2012, ficou aberto e estou agora a fazer pensos dia sim, dia n, estou com 7 dias e caramba... agora começou a doer... o penso custa mais e cria mais liquidos...
    Já agora, o cirurgiao que me acompanhou, explicou que por excisão (ficar aberto) tem bem menos hipoteses de voltar a aparecer.

    ResponderEliminar
  15. ola.... Soube agora que tenho um Quisto Pilonidal/Sacrococcigeo, o meu medico disse que tinha de ser operada....
    Ma ja me disseram que o pior e mesmo a cicatrização e os corativos.
    estes depoimentos ajudaram-me muito a compreender melhor este quisto.

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  16. Bem, estou quase com um mes apos a operação, não tenho dores nenhumas apesar de ter ainda 4/5cm de profundidade. Mas ja começa a querer fechar :) e nao tomo nenhum comprimido.

    Para quem está assustado com a operação (tal como eu estava) aquilo que mais me assustava era a anestesia (injeção na coluna) mas... não doeu nada, peçam para vos dar um calmante antes da injeção, e para vos porem a dormir durante a operação,

    Não senti nada na injeção e dormi como um bebé :)

    Os pensos não doem assim tanto, é mais a pressão e o dorido, que fica...

    ResponderEliminar
  17. o meu pai foi operado de urgencia no passado dia 26 de novembro ,ja tinha 2. a operação correu bem esta medicado,faz penso dia sim dia não.agora é esperar.......boa sorte a todos

    ResponderEliminar
  18. façam tratamentos de pressao hiperbarica, ou oxigenoterapia , foi o que me salvou !!! nem antibioticos nem nada...

    ResponderEliminar
  19. Fiz operação em Novembro, no dia 21. Desde então, estou a fazer curativo diário, e nunca senti uma dor. Pode parecer estranho, mas é verdade! Está tudo a correr bem, quase fechado, e nunca senti nenhuma dor.

    ResponderEliminar
  20. eu ja e a segunda vez amigos..ando agr a fazer penso todos dias pk esta a drenar um bocado em baixo..levei 10 pontos e tenho uma grande sutura..te tenho medo que esteja mal outra vez mas enfermeiro diz me que é só pelo ultimo ponto e que costuma abrir..esperei cerca de 1mes e pouco poar cada cirurgia..não custou nadinha a cirurgia mas sinceramente injectaram me um liquido no ultimo ponto para expelir o pus e isso doeu me mesmo..boa sorte pa kem tem k fazer..e espero k esta seja a mha ultima vez..

    ResponderEliminar
  21. vou ser operado agora dia 21 de agosto. o que mais me assusta é o que tamanho do buraco que poderei ficar depois da cirugia e das dores que poderei ter durante os curativos. desde já boa sorte pessoal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá , não stresses com o buraco , eu estava cheia de medo do buraco e acordei com pontos . pelo que os médicos me disseram isso é decidido na hora dependendo do tamanho do quisto .

      E os pensos , se tiveres a mesma sorte que eu , mesmo estando neste momento com meia ferida aberta e meia fechada , os curativos nunca me doeram . sentes ali a tocarem-te no sitio que menos queres que te toquem , claro . e sentes pressão mas dor nunca senti :) espero que corra tudo bem . qualquer coisa pergunta :)

      (a minha história esta em baixo )

      Eliminar
    2. obrigado pelas palavras. já fiquei menos assustado :)

      Eliminar
  22. Boa tarde .
    eu fui operada no dia 19 de Agosto com anestesia geral , estava cheia de medo , e quando acordei , pensei "já está?" , já estava :)

    cheguei la as 14.30 esperei um bocado e entrei pra cirurgia de ambulatório . mandaram-me tirar a roupa toda a vestir uma espécie de bata de lá do hospital aberta atrás . puseram-me a soro , estive lá a espera a ver TV e entretanto os nervos já não eram tantos .
    entrei pra sala de cirurgia as 17:30 e quando estava a olhar pro relógio devo ter adormecido porque já não me lembro de nada até acordar , depois de acordar não quis dormir mais porque só queria voltar para casa , a enfermeira disse-me para descansar mas eu nada... x)
    passado prai 2h de acordar deixaram a minha mãe entrar , vesti-me e vim embora ainda meia moca da anestesia . não me doía nada , vim sentada na parte detrás do carro na boa .

    só tive dores no 2º dia e mesmo assim não eram nenhumas dores impossíveis . nunca tomei nada a não ser nesse dia .
    levei 20 pontos , ia fazer os curativos 2 vezes por semana , até que no 11º dia quando fui fazer penso estava a sair uns pus . e a enfermeira disse que era normal , a minha mãe não achou nada normal e disse que no dia seguinte era melhor irmos mesmo ao hospital . fui e...não era nada normal era sinal de infecção , tiraram-me logo os pontos (nem senti) só que quando tiraram os pontos abriu , fiquei com meia ferida aberta e meia fechada. mandaram-me tomar antibióticos (coisa que acho que havia de ter sido receitada logo quando fiz a cirurgia )
    agora todos os dias a fazer pensos e a drenar , a ver se vai ser preciso fechar o resto ou se vão deixar fechar sozinho .
    tudo isto com um dia de dor (depois da cirurgia) e outro (no dia seguinte de serem retirados os pontos)

    se alguém tem medo da cirurgia , não tenham porque isso é o menos , tratam-nos muito bem lá e nunca senti dor , ainda fazemos umas amizades , tem e de ter cuidado , atenção a tudo que possa ser ou não normal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 19 de Agosto? de JULHO , peço desculpa x)

      Eliminar
    2. a minha historia foi muito idêntica á tua. uma única diferença só tirei dois pontos para drenar os outros não tiraram :) tudo de bom :)

      Eliminar
  23. eu a queixar-me, so levei 9 pontos. fui operado ontem e tive alguma dor e hoje também mas nada que não se aguente. vou amanha fazer o primeiro curativo e vou ver o que a enfermeira me diz. senti dor mesmo com anestesia não sei porque. mas correu tudo bem ;)

    ResponderEliminar
  24. Eu estou mm nervosa. Vou ser operada daqui a 1 mes. Tenho 14 anos e sou mm sensivel a dor. A recuperaçao e muito dolorosa??

    ResponderEliminar
  25. vou falar por mim fui operado duas vezes no mesmo sitio, uma vez levei pontos outra ficou a ferida aberta e posso-te dizer que nunca tive dores. a não ser na primeira vez que ganhei infeção. mas de resto nunca tive dores. não tenhas medo não custa nada. evita sentar-te durante a recuperação e vai correr tudo bem. boa sorte que tudo corra bem. se tiveres mais alguma pergunta e se eu puder ajudar estas a vontade.:)

    ResponderEliminar
  26. Bem gente , aqui procurando explicacao para o meu problema , resolvi contar a minha historia , ja la vao uns sete anos que essa pestinha me tocou , logo que tive o meu terceiro filho apareceu-me o tal cisto nao sei das quantas , e por conhecidencia soube que dois dos meus irmaos ja tinham sido operados a isso , vivo nos USA e vou a Portugal quando posso , entao este ano como fui la de ferias resolvi fazer uma cirurgia ao bendito cisto , ja que aqui trabalho e nao me da muito jeito andar no doutor , bem a cirurgia nao custou muito , o problema e que dois meses depois isto abriu outra vez , estraguei minhas ferias e fiquei com o mal na mesma , mas um dos meus irmaos tambem teve que ser operado duas vezes , uma coisa que me ajudou foi que eu sofria muito de dor nas costas e agora nao , acho que nisso ajudou ,, boa sorte a todos e paciencia a todos que sofrem deste mal .

    ResponderEliminar
  27. Alguém sabe o preço de uma cirurgia para retirar o quisto sacrococigeno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Eu fiz no publico (hospital de cascais) e correu muito bem. E nao paguei um tostão. Liga para o teu hospital e informa-te de como podes marcar uma consulta. Mas se precisas de tirar, tira JA! Eu fui adiando e como resultado o buraco ficou grande...

      Eliminar